Dia Mundial do Livro - dia 23 de Abril

Sessão de Leitura de Poesia

No âmbito do Dia Mundial do Livro, no passado dia 23 de Abril, decorreu nesta biblioteca uma Sessão de Leitura de Poemas, com os alunos das turmas do 5.ºC, do 6.º D, do 6.ºE e do 9.º A, num total de setenta e dois alunos. Estiveram presentes nove encarregados de educação, que se disponibilizaram a participar neste evento, após contacto por escrito a todos os pais e encarregados de educação dos alunos das turmas envolvidas. Compareceram, igualmente sete professores, ou na qualidade de directores de turma, ou porque o seu envolvimento na preparação da actividade assim determinou a sua presença.


Como já tem sido habitual, estas sessões têm decorrido com alguma regularidade, no sentido de despertar o gosto pela leitura e pela escrita e, em particular, desenvolver o contacto com o livro e a biblioteca escolar.
Os alunos envolvidos leram poemas de diversos autores portugueses e cantaram alguns temas, que se reportaram a poetas portugueses. Neste contexto, o professor Paulo Paiva, em conjunto com os alunos presentes, pegou numa música de Fernando Tordo, baseada no poema "Aprender a Estudar" de Carlos Ary dos Santos, que proporcionou, talvez, um dos momentos de maior envolvência de todos os presentes.


A actividade decorreu na maior cordialidade e entusiasmo, dado o envolvimento destes jovens, que causaram um grande fascínio junto de pais e encarregados de educação, que elogiaram esta iniciativa. Sugeriram, inclusivé, que mais encontros destes se realizassem na escola, de modo a envolver a Comunidade Educativa.
No âmbito desta sessão, a professora Ascensão Marrachinho e os alunos do 9.º ano de escolaridade ilustraram variadíssimos poemas de autores portugueses que deram a este evento um sentido mais estético pelo colorido da cor, pela originalidade das formas e pela linearidade, causando uma harmonia plástica única e singular, como se pode verificar no Slide Show intitulado: "Ilustrações Poéticas", disponível neste blog da biblioteca.

"Descalça vai para a fonte..."

Sem comentários: