A Revolução dos Cravos

Imagens de Abril, em Portugal

De 24 de Abril a 1 de Maio, esteve disponível à Comunidade Educativa uma exposição alusiva à Revolução do 25 de Abril de 1974, que pela simbologia dos cravos ficou mais conhecida, junto do grande público, como a Revolução dos Cravos.

Nesta mostra, além de trabalhos realizados pelos alunos, sob a forma de cartazes, foram dispostos cronologicamente um conjunto de imagens e textos, desde o período que antecedeu a Revolução até ao período revolucionário, de modo a proporcionar ao público alvo uma retrospectiva desta fase da História de Portugal.

O carácter pedagógico desta exposição radica no facto de a maioria dos nossos alunos desconhecer a importância desta revolução para compreender o regime democrático português, hoje vigente, que adveio desse acontecimento determinante na viragem da nossa história mais recente.

Também foi apresentado um painel com os Presidentes da República, em liberdade, dando-se destaque pelos órgãos instituições e democráticos que dão corpo a uma democracia parlamentar e multipartidária, que dá identidade ao Portugal de hoje.

Paralelamente, foi apresentado um outro painel intitulado: "Onde estavam, quem viveu Abril?", no qual constavam testemunhos e imagens de professores, funcionários administrativos e auxiliares de acção educativa, que viveram aquela conjuntura histórica. Este painel foi o encanto dos mais jovens, quando - afinal - se reviram nos rostos de alegria e / ou de angústia de quem viveu a revolução como momentos de galvanização colectiva, "regada de liberdade e esperança", que pôs fim a um ciclo ditatorial de mais de quarenta anos, sob o signo da censura e da repressão.
Para testemunhar, à posteriori, o impacto desta exposição, foi elaborado um Livro de Honra que todos os alunos e demais visitantes assinaram e onde registaram a sua opinião sobre o acervo fotográfico exposto, que foi do agrado de todos.

Sem comentários: