A Oralidade do Texto e do Poema



Sessão de Leitura de Textos e de Poemas

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, realizou-se no passado dia 18 de Fevereiro, na biblioteca da Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, pelas 10 horas, uma Sessão de Leitura de Contos e de Poemas,na qual estiveram presentes duas turmas do 5.º ano de escolaridade, uma turma de Percursos Alternativos e, também, uma turma do 10.º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Albufeira,num total de noventa alunos aproximadamente.
Iniciada a sessão, os alunos do 5.º ano começaram por expor oralmente os contos que previamente haviam lido.




De seguida,os alunos da escola secundária, sob a orientação da docente Fernanda Lamy, que os orientou e acompanhou, fizeram referência às leituras que têm desenvolvido ao longo do ano lectivo, como forma de sensibilizar os mais jovens a desenvolver o gosto pelo livro e pela leitura. Focaram essencialmente os seus gostos literários, centradaos em leitura de crónicas, pequenos contos e romances, distinguindo a especificidade literária de cada autor lido. As suas experiências de leitura foram um estímulo aos mais novos, já que se deixaram fascinar pela mensagem daqueles alunos da Escola Secundária, cujas idades já desenvolvem gostos de leitura diferentes.



De imediato, os alunos do 5.º no leram poemas de sua autoria, que foi um fascínio para todos os presentes, quer professores, quer alunos.
Para finalizar, a Sr.ª D. Teresa Nesler - nossa convidada especial nestes encontros e tertúlias, leu um texto da sua lavra, do qual foi possível vislumbrar os seus gostos literários, privilegiando autores de Língua Portuguesa.

Sem comentários: