PROTEGER DA GRIPE A (H1N1)v

No âmbito das medidas gerais de prevenção da Gripe A, a adoptar pelas escolas e outros estabelecimentos de ensino, compete às Bibliotecas, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e outros órgãos das escolas, implementar um Plano de Contingência, de modo a sensibilizar a Comunidade Educativa contra esta pandemia.
Para o efeito, a intervenção das escolas incide sobretudo em dois pilares fundamentais: definir medidas gerais de higiene, pessoais e do ambiente escolar e como nos podemos proteger contra a Gripe.
Para tornar exequível, numa primeira etapa, uma campanha de sensibilização para minorar o impacto desta pandemia, as bibliotecas das escolas, que constituem o nosso agrupamento, disponibilizam, para já, dois folhetos da Direcção-Geral da Saúde, a saber:


1. GRIPE - Como se Pode proteger a Si e aos Outros





2. Como Lavar as Mãos?





Com estes dois folhetos de sensibilização, pretendemos que cada um dos elementos que constituem a Comunidade Educativa (Alunos, Pais e Encarregados de Educação, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos e professores) possam, em ambiente escolar e social, minorar a propagação do Virus da Gripe A com medidas simples e adequadas aos desafios postos às escolas e à Comunidade Educativa, pois a Gripe A está em todo o lado. Por muito que saibamos sobre a Gripe A, tal conhecimento não é tão veloz quanto a Propagação da Pandemia da Gripe A. Para retardar e minorar o impacto desta junto da Comunidade Educativa, devemos ser coesos e interventivos com determinação, para que os efeitos sejam reduzidos e possamos garantir o normal funcionamento das Escolas do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Cabrita.

Os Professores Bibliotecários,
Ivone Salgueiro e Joaquim Veiga

Sem comentários: