Curiosidades de setembro 2012 Sobre Geografia, sabias que …
A aurora boreal e austral são fenómenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. São efeitos de luz colorida que aparecem no firmamento, à noite. Normalmente são de cor esverdeada e correm em função do contacto dos ventos solares com o campo magnético do nosso planeta Terra.
A primeira capital do Brasil foi Salvador da Baía. Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamantes passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro, aumentando a sua importância económica e política. Em 1961, o Rio de Janeiro perdeu o título de Capital Federal para a Cidade de Brasília.
Os Tsunamis são gigantescas ondas que possuem um grande volume de energia e que ocorrem nos oceanos, causadas pela movimentação das placas tectónicas localizadas abaixo dos oceanos. As placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais que são menos densas, num processo que se recebe o nome de subducção. Estes maremotos, deslocam uma grande quantidade de água formando uma ou mais ondas (tsunamis) que podem atingir as costas dos continentes, provocando catástrofes de grandes dimensões. O maior Tsunami ocorreu em 26/12/2004 no Oceano Indico, tendo dizimado mais de duzentas mil pessoas.
Os Himalaias são a maior e mais alta cadeia montanhosa do planeta, formando uma barreira intransponível entre a Índia e a Ásia continental, ao longo de 2.500 km. Inclui a montanha mais alta do mundo, o Evereste, com 8.848 metros de altura.

Sem comentários: