Apresentação da obra: "Cruz de Portugal"


No âmbito da Semana de Leitura, que decorreu de 3 a 7 de Março, esteve entre nós o professor José Sequeira Gonçalves.

Nessa quarta-feira maravilhosa, cheia de luz e de calor, no passado dia três, a nossa biblioteca resplandesceu de orgulho com a apresentação do livro eneunciado em epígrafe.

Este romance, de carácter histórico, versa a problemática da Implantação da República em Portugal e a participação do nosso país na 1.ª Guerra Mundial. Nela é retratada a experiência de um jovem algarvio, natural de Silves, que viveu, na sua adolescência, a Implantação da Repúbli-ca e integrou o Corpo Expedicionário Português, destacado para França, onde o desatre da batalha de La Lys não lhe foi alheio.

Este romance é uma obra de referência para compreender as contradições políticas, económicas e sociais do alvorecer do século XX no nosso país.

Nesta sessão, estiveram presentes alunos dos 6.º e 9.º anos que se deixaram fascinar pela projecção de um diaporama, em Power Point, que ilustrava as inovações tecnológicas e bélicas usadas na Grande Guerra e as várias frentes e fases do conflito.

A participação dos alunos e professores presentes foi digna de louvor, pelo magnetismo e
simpatia do autor, que correspondeu afectivamente e com rigor científico e lúdico, a todas as questões formuladas pelos presentes.



Sem comentários: