Exposição de Pintura


Tonalidades, manchas de cor e luz
Para encerrar o presente período lectivo, a nossa biblioteca apresentou, de 26 a 29 de Fevereiro, uma Exposição de Pintura da professora Filomena Rua.
De raízes açorianas, residiu em cercal do Alentejo até aos quatro primeiros anos de idade. Radica-se, então, definitivamente no Algarve, tendo frequentado o Liceu D. João de Deus, em Faro, onde concluiu o ensino secundário.

Licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do Ensino Básico, tendo desempenhado inúmeras tarefas e cargos de gestão. Poste- riormente, concluiu o Mestrado e o Doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Sevilha.

Divide a sua vida entre o Algarve e a ilha de S. Miguel, nos Açores, ambas unidas por esse Mar-oceano, a matéria-prima inspiradora da sua obra pictórica. Estes dois mundos que estruturam a sua identidade, são o "fermento" que materializa os seus quadros, cujas temáticas (paisagens e cenários do quotidiano) retratam a identidade e idiossincrasia culturais dessas duas regiões, tão queridas e gratas à artista.


A sua paleta de cor é predominantemente de tons terra e azuis, que se conjugam com uma luminosidade única, onde perpassam cascatas e cenas marinhas, de formas irregulares, expressivas e ondulantes.

Desde criança, iniciou-se no desenho. A sua primeira obra, uma pintura a óleo sobre madeira, surge há mais de três décadas, reflectindo naturezas mortas.

Actualmente é a Directora do Centro de Formação das Escolas do Concelho de Albufeira, mantendo com este estabelecimento de ensino uma forte ligação afectiva, já que o instalou e inaugurou, como Presidente da Comissão Executiva Instaladora.

Sem comentários: