Exposição de Livros Antigos


Na Semana de Leitura

No âmbito da Semana de Leitura, que decorreu de três a sete de Março,esteve patente ao público, na nossa biblioteca, uma exposição colectiva de Livros Antigos. Participaram, neste evento, alunos e professores, de modo a proporcionar a toda a comunidade educativa o contacto com o livro e, sobretudo, avaliar a sua evolução ao longo dos últimos cento e trinta anos, já que estiveram expostas obras do século XIX, mais precisamente desde 1877.

Entre o acervo exposto, estiveram disponíveis reproduções do Tratado de Tordesilhas, das Cartas de D. João de Castro e do Cancioneiro Geral da Ajuda, que fascinaram todos os visitantes, pelo seu material, pela riqueza temática e colorido da imagem.


Nesta exposição, privilegiou-se o livro escolar desde os inícios do século XX, ainda na vigência da Monarquia, passando pela 1.ª República, Estado Novo e período pós 25 de Abril. Neste domínio, o prazer de folhear os livros de leitura das primeira, segunda e terceira classes, do antigo ensino primário, assim como, cadernos de exercícios de aritmética ou manuais de geografia e de ciências naturais foi um motivo de total encanto, ou por motivos de nostalgia, para os mais velhos, ou por mera curioside, junto dos mais jovens.


No contexto da exposição, a obra que mais desperou o interesse e curiosidade, junto do público, foi um livro de imagens que se ia abrindo em leque, de modo a permitir imaginar-se uma história, já que o livro estava desprovido de letras. Como o livro omitia a sua data de publicação, mas porque as imagens eram demasiado românticas, quer em termos de cenários, quer em termos de indumentária, supõe-se ser ainda da segunda metade do século XIX.

Sem comentários: