Livro do Mês - Abril

Sugestão de Leitura

Como é prática habitual, no âmbito das actividades da nossa biblioteca, apresentamos para sugestão de leitura, do próximo mês de Abril, o seguinte título: O Velho Que Lia Romances de Amor.

"António José Bolivar vive em El Idilio, uma aldeia isolada na região amazónica dos índios xuar. Com estes aprendeu a conhecer os segredos da floresta, a respeitar os animais e os indígenas que a habitam, mas também a caçar a temível onça como nenhum homem branco alguma vez o fez.

Certo dia decidiu ler apaixonadamente os romances de amor, que duas vezes por ano Rubicundo Loachamín lhe leva para distrair as noites solitárias da sua incipiente velhice. Neles procura afastar-se um pouco da fanfarronice dos forasteiros ganaciosos que pensam dominar a floresta por andarem armados até aos dentes, mas que não sabem como enfrentar uma fera enlouquecida por lhe terem matado as crias."

O resto da história, fica por tua conta, pois o que acabaste de ler, entre aspas, é um resumo que consta na contra capa deste livro maravilhoso, que somente Luís Sepúlveda é capaz de compor, letra por letra, palavra por palavra e frase por frase, para nos deixar fascinados pelos cenários, pelas personagens e pela aventura tropical num mundo exuberante como a Amazónia - um verdadeiro santuário da Natureza -, que religiosamente deveriamos preservar.

Sem comentários: