Exposição: "O Traje como imagem do tempo e da cultura"


No âmbito do Plano Anual de Actividades, quer do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, quer da Biblioteca, surgiu a ideia de apresentar ao público esta exposição, de forma a ilustrar o valor histórico, artístico e cultural do vestuário, entendido, ou como objecto do quotidiano, ou como testemunho de uma época, ou ainda como objecto cultural, que se enquadra em rituais locais, num determinado espaço social e geográfico.

Esta exposição de trajes é uma imagem do tempo, pois deve ser entendida enquanto testemunho histórico, pois as quinze peças expostas (reproduções de originais) enquadram-se num determinado contexto histórico, que vai da Idade Média até aos nossos dias.

Simultaneamente, a mostra deve ser tida como um acto cultural, pois o acervo exposto insere-se num determinado contexto cultural, quer de âmbito cultural local e regional.

Os trajes expostos, na sua maioria, são propriedade de grupos folclóricos regionais, que ao utiliza-los, recuperam tradições ancestrais e materializam a identidade regional e/ou local. Estas peças são utilizadas, normalmente, em festividades locais, associandas a práticas quotidianas e religiosas, que são reflexo da idiossincrasia regional, nomedamamente do Algarve.

Excepcionalmente, aparecem algumas peças da Beira Alta, pois o contacto feito com docentes, daquela região, contribuiu para reforçar o acervo exposto, que ultrapassou o seu inicial propósito, de ser uma actividade de âmbito regional, no contexto do Algarve.

A mostra, agora patente neste espaço, tem sido alvo da curiosidade de toda a comunidade educativa, que se tem deixado fascinar pela criatividade das formas e pelo colorido das peças expostas. O testemunho dos visitantes vai sendo feito, por escrito, no Livro de Honra agora disponibilizado, para o efeito.

Aguardamos que esta exposição, que decorre de catorze a vinte e um do mês em curso, seja um espaço a visitar por um público mais amplo, pois disponibilizar este evento por via electrónica possibilita alargar, sem quaisquer dúvidas, o número de visitantes.

Sem comentários: