Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Teatro. Mostrar todas as mensagens

"As Mulheres de Atenas" - coreografia



No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de História, um grupo de alunos da turma do 7.º Ano - C apresentou uma pequena coreografia da música “Mulheres de Atenas”, do músico e compositor brasileiro, Chico Buarque.
Esta pequena mostra teve lugar na nossa biblioteca, no passado dia 15 de Maio, na presença de pais e encarregados de educação, professores e alunos de três turmas: B e C do 7.º Ano e a turma C do 8.º ano.
Os cenários, adereços e trajes foram confeccionados pelos alunos e professores de Língua Portuguesa e de História envolvidos no projecto, de forma a divulgar junto da comunidade escolar outras práticas de aprendizagem, já que a gestualidade e a expressão dramática possibilitam vivenciar e interiorizar duma forma activa e emotiva os conteúdos.



A actividade foi do agrado de todos os presentes que se deixaram fascinar pela humildade de actos banais e do quotidiano, que afinal são uma mais valia para o reforço das aprendizagens e uma oportunidade impar e única de partilha com os demais elementos da comunidade educativa.

"Os Persas" de Ésquilo - dramatização




Numa perspectiva interdisciplinar, os professores de Língua Portuguesa e de História da turma do 7.º ano - C dinamizaram uma peça de teatro com um conjunto de alunos, de modo a explorar as virtualidades do texto dramático, por um lado, e a peculiaridade da prática teatral entre os Gregos, na época Clássica. Para o efeito, seguiu-se com algum rigor o propósito do teatro como festa primaveril em honra de Dioniso, deus do Vinho e do Teatro, em honra do qual eram colocadas coroas de flores na cabeça dos actores, o uso de cítaras, escudos e túnicas. Também os cenários, adereços e trajes foram confeccionados pelos alunos e professores de Língua Portuguesa e de História envolvidos no projecto.
Esta pequena apresentação integra-se perfeitamente no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Família (Dia 15 de Maio), já que através destes momentos foi possível ler e divulgar o livro, como instrumento didáctico que reforça as aprendizagens, com o envolvimento de pais e encarregados de educação, alunos e professores envolvidos.



Para o efeito, foi apresentada a peça “Os Persas”, de Ésquilo, um autor de tragédias que procurou retratar, de uma forma irónica, a humilhante e trágica derrota dos Persas face os exércitos gregos, no âmbito das Guerras Médicas ou Pérsicas.
Ao longo do desenvolvimento da acção, foram surgindo personagens (Coro dos Velhos, Corifeu, Mensageiro, Rainha Atossa, Rei Xerxes e a Sombra de Dario) cujo protagonismo foi ilustrando em crescendo o lado trágico da corte de Susa, capital da Pérsia na época de Xerxes, que foi tomando conhecimento do fatal desastre persa, que mergulhou um reino num fatal destino e ruína.